Azeite extra virgem, seu aliado contra hipertensão, reumatismo e diabetes.


Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O azeite extra virgem, segundo a ANVISA, é o produto extraído do fruto da oliveira unicamente por processos mecânicos ou outros meios físicos, sob controle de temperatura adequada, mantendo-se a natureza original do produto. Isso quer dizer que a extração do óleo acontece pela compressão da azeitona a frio, sem utilização de produtos químicos, mantendo as características originais do produto e seu poder antioxidante. Sua cor pode variar de verde a dourado, dependendo de que azeitona ele foi retirado.

É rico em ômega-9, possui uma quantidade razoável de ômega-6 e ômega-3, além de outras substâncias importantes que são antioxidantes, vários minerais e vitaminas do complexo B. Com isso ele se torna um potente inibidor de radicais livres e doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, reumatismo e diabetes, além de sua composição fornecer proteção a função cerebral. Portanto, o consumo de azeite traz vários benefícios a saúde.

O azeite extra virgem é superior aos outros óleos vegetais (soja, canola, girassol…) por possuir uma combinação de elementos importantes a nossa saúde. Mas se for utilizar fritura, os outros óleos acabam sendo melhores para esse fim, por aguentarem temperaturas maiores. O azeite quando aquecido por um longo período, perde suas características benéficas e sua gordura não é mais considerada adequada para o consumo.

 

Luciana Novaes

Nutricionista

CRN 4 – 14100757

Mestre em Saúde Pública – FIOCRUZ

​E​specializada no cuidado Materno e Infantil

www.luciananovaes.com

Comentários